Como tornar produtivo o trabalho em Home Office


Dicas para trabalho em Home Office

O trabalho em Home Office já é uma realidade que muitos programadores (como eu) já convivem há anos. Se você está passando por essa novidade gostaria de dizer o que me ajuda na rotina do dia a dia. Depois de um tempo verá que trabalhar de casa pode ser muito agradável se levar em consideração esses aspectos:

Anote o que precisa ser feito

Anotar tudo o que você precisa fazer será útil para dimensionar o volume de seu trabalho e sua capacidade diária de atendimento para suas tarefas.

Comece pelos tópicos principais: CLIENTES, depois os PROJETOS. Aprofunde-se colocando cada aspecto do projeto que você precisará trabalhar.

Inclua também a tarefa de avisar a conclusão das etapas realizadas do projeto. As vezes esquecemos de avisar o andamento de projetos para o cliente e isso pode gerar mal estar e ligações desnecessárias. Assim, anote cada email, mensagem ou telefonema que você precisará fazer.

No caso da programação pode ser um pouco complexo explicar o andamento de um projeto. Para melhorar isso, particularmente gosto de fora prover documentação do andamento do trabalho também gravar um vídeo explicando e mostrando o andamento. Assim fica fácil para quem acompanha seus trabalhos perceber a evolução de um projeto.

Tenha um horário programado

Quando fechamos um trabalho de programação normalmente damos um prazo e uma determinada quantidade de horas esperada que iremos trabalhar no projeto. Isso acontece e muito com quem é freelancer.

Nesses casos não temos muita necessidade de cumprir uma carga horária específica e se não tomarmos cuidado acabamos atrasando a entrega de projetos.

O melhor a se fazer é logo no começo da semana estipularmos quais dias e quanto tempo iremos trabalhar em cada dia, incluindo o horário de início e volta do almoço.

Isso irá nos ajudar a cumprir uma boa carga horária, se não fizermos isso pode ser que comecemos a trabalhar tarde ou que tenhamos longos horários de almoço.

Outro aspecto importantíssimo: você não se torna refém do trabalho. Como assim? Deixe-me explicar: trabalhar de casa dá as vezes a impressão que nunca saímos do trabalho! Então tenha seus horários bem definidos. Se acabou o horário que você determinou para o dia, pare! Desligue seu equipamento, deixe o celular de lado e vá curtir a família ou fazer algo que você gosta para relaxar. Se você tem um horário especificado não ficará com sentimentos de culpa se fizer isso.

Avise os que moram na sua casa que você está trabalhando

De forma amistosa deixe claro aos que moram no seu lar que nos períodos que você definiu estará  trabalhando, que você estará apenas focado em seu trabalho em Home Office. Isso ajudará a evitar interrupções desnecessárias.

Para não criar um clima complicado programe-se levando em conta também as necessidades dos que moram na sua casa. Combine para que tarefas domésticas possam ser realizadas antes ou depois do seu expediente.

E nesse aspecto do convívio familiar entra outro ponto…

Escolha um local para seu trabalho em Home Office adequado

Trabalhar em um ambiente agitado ou que fique em frente a TV talvez não seja uma boa ideia, principalmente se você precisar atender telefonemas. Escolha um cômodo reservado para isso. Se você não tem um cômodo disponível escolha um “cantinho” do trabalho e deixe seu equipamento e tudo o que você precisa nesse local. Isso lhe ajudará também a gastar menos tempo para começar a trabalhar. Se você tem um quintal ou varanda também pode ser bastante prazeroso trabalhar nesses locais.

Outra dica, talvez existam em sua casa pessoas que não estão trabalhando ou estudando, portanto não prive delas o conforto do seu lar só porque você tem que trabalhar. Procure deixar a sala e quartos sempre disponíveis para que eles possam relaxar e se distrair.

Recebi essas dicas no passado, tenho aplicado no meu trabalho e espero também que seja de ajuda para você.


Val Branco

Programador há mais de 20 anos, instrutor e especialista em PHP.

Criador do método de treinamento EU POSSO PROGRAMAR.

Quer saber mais? Entre em contato