O que faz um web developer?


o que faz um desenvolvedor web

Você conhece a profissão de um programador? Nesse artigo iremos responder o que faz um web developer no dia a dia.

Um desenvolvedor web (ou web developer) tem a função de desenvolver desde simples páginas da internet como complexos sistemas que podem ser acessados via internet. Ele é o responsável por se definir tecnicamente como o sistema será desenvolvido, utilizando a linguagem correta e o tipo de banco de dados correto. Uma vez que se aprende a dominar uma boa linguagem de programação para a web isso deixa de ser um desafio.

Existe principalmente 2 tipos de desenvolvedor web

Você verá que um programador pode com bastante empenho abranger esta 2 camadas e se tornar um profissional requisitado e valorizado para o mercado.

Desenvolvedor Front End

O desenvolvedor Web Front End é responsável por desenvolver as telas do sistema, cuidando de todo visual par que o sistema seja apresentado de uma forma bela e funcional.

Para atingir estes objetivos é muito importante que o desenvolvedor domine muito bem o HTML e o CSS. Aqui mesmo no nosso blog temos vários exemplos.

Vale lembrar que o web developer front end não precisa ser responsável pela criação de artes (imagens) no site. Para isso normalmente é contratado um Web Designer, que domina a criação e design.

Desenvolvedor Back End

Este já é responsável pela parte de codificação complexa de um sistema, imagine por exemplo criar um método de pagamento em um site, onde o usuário poderá informar seu cartão de crédito e ser processada a compra, ou gerar um boleto através do site.

Aqui entra a expertise do profissional que irá concentrar em desenvolver rotinas para o bom sucesso do sistema, rotinas que funcionem 24 horas e sem erros.

O Desenvolvedor Full-Stack

Esse termo é designado para o web developer que domina completamente tanto o desenvolvimento do front como do back end. É conhecido por ser um profissional versátil, extremamente ligado nas tendências em desenvolvimento e que conhece um pouco de cada área para poder ter um bom desenvolvimento em equipe, atuando muitas vezes como coordenador de grandes projetos.

É perfeitamente possível um web developer se tornar um desenvolvedor full-stack, o que será crucial será sua capacidade de aprendizado e ampliação do seu conhecimento, aceitando novos desafios dentro da programação.

O que faz um web developer ganhar tão bem?

Sem dúvida a profissão de programador é uma profissão de grande responsabilidade – criar sistemas financeiros, sistemas de estoque, de controle para o êxito de seus clientes.

Principalmente quando o desenvolvedor cria soluções completas irá ajudar empresas a liberar o trabalho repetitivo e humano, deixando essas pessoas para ser melhor aproveitadas.

O programador pode ganhar bem por possuir flexibilidade – pode tanto trabalhar como CLT dentro de uma empresa, como optar por ser pessoa jurídica e possuir sua própria carteira de clientes, atendendo até mesmo de sua casa.

Veja no site da Catcho qual a média salarial de um programador web que está iniciando a carreira – clique aqui.

Se você quer se tornar um web developer full-stack recomendo para você o curso que criei, onde explico passo a passo como você pode se tornar um programador de sucesso, passando por todas as etapas da programação, desde o HTML até a criação de código e rotinas avançadas em PHP.

Val Branco

Programador há mais de 20 anos, instrutor e especialista em PHP.

Criador do método de treinamento EU POSSO PROGRAMAR.

Quer saber mais? Entre em contato