O que é um algoritmo?


O que é um algoritmo?

Você já fez um bolo em que teve que seguir uma receita? Então você sabe o que é um algoritmo.

Algoritmo é como uma receita que é criada para executar uma tarefa ou resolver um problema. O algoritmo sempre tem um fim, assim como a receita uma hora acaba e consequentemente o bolo fica pronto.

Como usamos algoritmos no dia a dia

Estamos acostumados a usar algoritmos em nossa vida. É provável que você hoje mesmo já tenha usado vários.

Temos inúmeras tarefas bem definidas na nossa vida que ilustram bem o que é um algoritmo.

Análise por exemplo a nível de aprendizado do que você faz provavelmente para assistir uma programa que você gosta na tv. Vamos escrever isso passo a passo:

1. Vai até a sala
2. Sentar no sofá
3. Televisor está ligado? Se não, liga
4. Localiza controle remoto
5. Ao localizar o controle muda para o canal X

São coisas que fazemos no automático mas há uma definição de regras para conseguirmos assistir a TV. Repare primeiro que nosso algoritmo tem um fim – quando conseguimos deixar tudo pronto para assistirmos o programa.

O uso do Se

O algoritmo possui fluxos diferentes, vez por outra temos que criar decisões, repare na linha 3, temos ali um SE, se não estiver ligado a TV o fluxo será diferente, jajá vamos melhorar esse fluxo. O SE normalmente em linguagens de programação são representados por seu correspondente em inglês: IF.

Alguns trechos do algoritmo são sempre claros, outros precisam ser melhor tratados, tanto na vida como em uma rotina.

Por exemplo, talvez seja de costume em sua casa não retirar o sofá de lugar, portanto provavelmente você já concluir que o sofá estará na sala para você sentar.

Porém repare na segunda linha – se a TV não estiver ligada, ligar. O ligar pode não ser tão simples. E se a TV não estiver conectada na rede elétrica? E se não tiver energia elétrica? Uma instrução passada para um sistema não toma decisões por si, ela seguirá o que foi instruída e no caso do nosso algoritmo, nosso algoritmo pararia na linha 3 caso tivéssemos um problema com a energia elétrica.

O ideal para nossa rotina seria na linha 3:

O televisor está ligado?
Se não:
  Tem energia elétrica?
   Se sim:
     A Tv está conectada na tomada?
     Se não:
        Conectar
   Se não:
      Abortar rotina
Fim Se

Repare que agora sim temos um tratamento adequado, vamos mais a fundo e instruímos o básico do que deve ser feito. Repare que também caso não tenha energia, abortamos a rotina – ela saberá quando não prosseguir. Veja mais um item da estrutura da lógica da programação.

O uso do Enquanto (While)

Veja agora em um outro trecho do nosso algoritmo inicial, na linha 4:

4. Localiza controle remoto

Note que localizar o controle pode ser uma missão fácil como não pode ser. Talvez você sempre para encontrar, tenha que perguntar para alguém ou até mesmo demore para perceber que sentou em cima do controle kkk.

Assim acontece com alguns trechos de algoritmos de um código de programação, as vezes a informação que desejamos depende de consultar algum outro sistema na internet (como por exemplo uma API) ou um banco de dados para encontrarmos a  informação desejada.

Para isso a instrução While (Enquanto) é muito bem vinda. Ela irá continuar a procurar até que retorne a informação desejada. Para ilustrar imagine que você tenha costume de guardar o controle remoto em um móvel com 3 gavetas. Você tem certeza que está no móvel mas não sabe em qual gaveta. Então você altera o seu algoritmo:

Enquanto houver gavetas no móvel:
  Abre a gaveta atual e procura
Fim Enquanto

Assim você irá “varrer” todo o móvel até que localize o controle. Entendeu a importancia do enquanto?

Por último, repare no canal que iremos mudar no controle remoto, lá na linha 5:

5. Ao localizar o controle muda para o canal X

Repare que o canal está definido como X porque o X é um local onde iremos armazenar o número do canal desejado. Vai que a emissora muda o número do canal, então precisamos deixar essa alteração fácil. Por isso acima de tudo no nosso algoritmo podemos definir o conteúdo desse canal. Dessa forma, criamos o que é chamado dentro da programação de variável.

X = 254

Ou seja, o canal que iremos informar no controle remoto é o canal 254.

Nesse artigo portanto, aprendemos o que são algorítimos e  alguns fundamentos da lógica de programação. Espero que tenha lhe ajudado a entender que todos podem programar, programar é trabalhar com funções que já realizamos no nosso dia a dia.

Val Branco

Programador há mais de 20 anos, instrutor e especialista em PHP.

Criador do método de treinamento EU POSSO PROGRAMAR.

Quer saber mais? Entre em contato