O que é HTML e qual sua função?


O que é HTML?

Esse é o artigo de introdução a série de exemplos e códigos que vou trazer aqui, mas antes de mais nada temos que saber o que é HTML. Não quero trazer aqui um artigo cansativo e cheio de detalhes técnicos, mas algo prático onde você vai entender com simplicidade o que é HTML e de preferência vai sair criando seus exemplos.

Aliás, se você está realmente querendo aprender a criar código em HTML, permita-me lhe sugerir a importância de praticar o que aprende. Há uma grande diferença em ler um artigo como esse e ler esse artigo e praticar o que coloco como exemplo aqui. Então mãos a obra e vamos lá.

O HTML está presente toda vez que você abre um site em seu navegador. Ele é responsável em montar por assim dizer a estrutura de informações que você vê, inclusive essa página que você está vendo agora possui essa estrutura.

Explicando de forma simples o HTML nada mais é do que um conjunto de palavras chaves (chamado de tags) que montam a estrutura da página, inserindo conteúdo e um pouco de visual para a página. A parte visual é bastante limitada mas conseguimos criar uma página bem formatada com as tags existentes tornando perfeitamente possível por isso exemplo recriar um documento bem formatado do Word em HTML.

Tag em inglês significa etiqueta, rótulo, as tags são etiquetas que não aparecem na tela do computador, mas que servem para orientar o nosso código indicando onde vai cada informação.

Como criar um arquivo HTML?

O bom que você aí da sua máquina pode facilmente criar HTML e ver o resultado. Vamos tentar?

Basta abrir um programa para criação de texto como o Bloco de Notas. Em seguida digite a seguinte estrutura abaixo:

<html>
	<head>
		<title>Título da Página</title>
	</head>
	<body>
		<p>Meu primeiro parágrafo</p>
	</body>
</html>

Vamos a explicação para você entender o que foi informado até aqui, repare que as Tags tem sua abertura e fechamento. Repare começamos com <HTML> e terminamos com </HTML>, portanto a barra indica o fechamento, a finalização da Tag.

HTML – estou criando um arquivo do tipo HTML

HEAD – aqui vai o cabeçalho da minha página

TITLE – o título da minha pagina

BODY – aqui começa o corpo da minha página

P – Crie um parágrafo

Repare que há um afastamento na lateral esquerda, adotar essa prática torna o código mais legível, repare que facilmente conseguimos identificar onde começa a TAG e onde termina.

Feito isso vamos salvar o arquivo, para criar um HTML o segredo está em como você irá salvar o arquivo. Ao salvar, dê um nome e informe a extensão que esse arquivo irá ter: .HTML.

Exemplo: meu arquivo.html

Salve na área de trabalho se possível. Para facilitar o próximo passo. Não feche o Bloco de Notas. Apenas salve o arquivo e minimize o programa.

Para visualizar o  arquivo HTML, dê um duplo clique sobre ele e verá o resultado na sua tela. Repare que as Tags não são impressas na página, apenas o que escrevemos dentro da Tag P e o título da página, lá no topo. Aqui começamos a entender bem o que é HTML, vemos na prática que o HTML tem como função a montagem estrutural do seu documento.

Conhecendo mais tags

Agora que você já entende a estrutura básica do HTML, podemos começar a incrementar o nosso arquivo com outras instruções.

Experimente logo abaixo do primeiro parágrafo que criamos:

<p>Nesse simples parágrafo estou criando palavras com destaques diferentes como o <b>negrito</b>,  <i>itálico</> e o <u>sublinhado</u>.</p>

Dessa forma já conseguimos criar textos bem formatados.

Expandindo as tags com atributos

Muitas tags possuem parâmetros adicionais para melhorar a sua estrutura. Vamos ver isso no parágrafo. Vá até o parágrafo que criamos agora e informe dentro da Tag <p>:

<p align="center">

Com isso, estamos orientando que esse parágrafo deve ser exibido alinhado ao centro. Evidentemente, temos também os demais alinhamentos:

Left – alinhar a esquerda

Right – alinhar a direita

Justify – alinhar texto tanto na esquerda, como na direita (justificado)

Aqui no nosso Blog vamos trazer vários exemplos para você expandir seu conhecimento também em HTML. Fique ligado.


Val Branco

Programador há mais de 20 anos, instrutor e especialista em PHP.

Criador do método de treinamento EU POSSO PROGRAMAR.

Quer saber mais? Entre em contato