Em tempos de pandemia, sair de casa não é aconselhado. A humanidade precisou se reinventar em vários aspectos, realizando a migração em massa para ao mundo online e deixando por enquanto o real para o serviços essenciais. O que dizer do campo de aprendizado? Será que estudar online funciona?
Aulas online não é uma novidade. Há vários anos existem inúmeros cursos, inclusive faculdades, que adotaram o modelo de EAD (Ensino a Distância).
Essa fórmula de estudo via internet tem dado muito certo. E o êxito depende e muito de 3 fatores que iremos abordar aqui.
1. Plataforma de estudo
Plataforma é o ambiente em que o aluno ou estudante se conecta para assistir as aulas de determinado curso. No passado só tínhamos como recurso o uso de apostilas, hoje tudo é bem moderno – podemos assistir aulas como se estivéssemos na frente do instrutor, inclusive no caso de um curso que envolve um computador, poder assistir também a transmissão da tela do computador executando o passo a passo para também fazermos no nosso computador.
Outro recurso importante em uma plataforma também é a possibilidade de tirar dúvidas sobre a aula. Normalmente há um campo na aula que você preenche sua dúvida é envia. Logo o instrutor verifica aquela duvida e responde, tornando visível para você a resposta lá mesmo na aula em que a dúvida foi registrada.
Mais uma vantagem de uma plataforma é que ela é expansível, a qualquer momento um novo conteúdo pode ser facilmente adicionada e você tem um controle visual para saber se já assistiu aquela online ou não.
Também é comum o instrutor agendar aulas ao vivo junto toda a turma para ensinar online e com a possibilidade de interação da parte dos aulas de forma imediata.
Portanto, do lado da plataforma estamos bem munidos para aprender. Que outro fator é importante?
2. Disposição e planejamento para aprender
Aqui entra a parte do aluno. Como estudar online não necessita de grandes planejamentos de deslocamento como sair de casa, é necessário levar com seriedade o momento de aprendizado.
Assistir um treinamento do conforto de casa também requer o foco necessário para aprendermos todo o conhecimento que está sendo transferido. Para isso o ambiente fará diferença.
Para isso vamos listar algumas dicas que ajudam na hora da aula’
- Reserve um período programado para as aulas e avise a todos que você estará ocupado – reserve nesse tempo tanto um horário para assistir a aula como para praticar o que aprendeu.
- Escolha um ambiente calmo, livre de interferências – muitos barulho ou ambiente conturbado com várias interrupções não vai te ajudar, então a dica é se recolher para um local mais reservado. Muitos também gostam de usar o fone de ouvido e se “desligar” do mundo exterior.
- Ajuste seu celular para não ser incomodado durante os estudos – uma mera notificação do WhatsApp pode nos levar a perder toda a concentração na aula e nos passar a sensação que não estamos absorvendo o conteúdo ensinado.
- Durante as aulas mergulhe no conteúdo do treinamento, deixe as outras preocupações para depois, pratique todo conteúdo ensinado e não tenha vergonha de postar se ficou alguma dúvida na aula.
Uma vez que a plataforma proporciona uma boa experiência e o aluno está dedicado em aprender, resta um último fator a ser considerado.
3. Escolha um bom treinamento para estudar online
Assim como o aluno precisa se esforçar, quem está ensinando também precisa transmitir com clareza todo o conhecimento.
É verdade que hoje em dia muito conhecimento é encontrado gratuitamente como no YouTube, mas nada é de graça nessa vida. Em troca de dinheiro, somos obrigados a ficar por repetidas vezes ouvindo pedidos de interação em redes sociais, frases que estamos já cansados de ouvir e o conteúdo prático acaba sendo limitado a apenas alguns poucos minutos do vídeo, muitas vezes transmitidos sem nenhuma didática.
Então procure um instrutor que explica bem o conteúdo, que sabe lhe ensinar de uma forma que não deixe dúvidas no término da aula.
Outro ponto são aqueles cursos infindáveis, dividos em eternos módulos que te prendem mês a mês para justificar o pagamento de mensalidades. Fuja desse tipo de curso! Ali na maioria das vezes o treinamento estará “regulando” o quanto você vai aprender e isso beira a deslealdade comercial.
Escolha treinamentos onde você pode tanto como ter o conhecimento básico como o avançado em conjunto, sem a necessidade de ficar adquirindo outros “pacotes de expansão” para aprender o treinamento por completo. No nosso treinamento de programação optamos por trazer todo o pacote unido em um único local, assim cada aluno tem acesso ao conteúdo completo.

Se tomar cuidado com essas armadilhas você também conseguirá escolher um bom treinamento.
Estudar online pode ser muito prazeroso e eficaz, espero que esses 3 fatores te motivem a aumentar seu arsenal de conhecimento e te qualificar para novas oportunidades.