Estudar Online Funciona? 3 Fatores a considerar


estudar-online-funcionar-acesso

Em tempos de pandemia, sair de casa não é aconselhado. A humanidade precisou se reinventar em vários aspectos, realizando a migração em massa para ao mundo online e deixando por enquanto o real para o serviços essenciais. O que dizer do campo de aprendizado? Será que estudar online funciona?

Aulas online não é uma novidade. Há vários anos existem inúmeros cursos, inclusive faculdades, que adotaram o modelo de EAD (Ensino a Distância).

Essa fórmula de estudo via internet tem dado muito certo. E o êxito depende e muito de 3 fatores que iremos abordar aqui.

1. Plataforma de estudo

Plataforma é o ambiente em que o aluno ou estudante se conecta para assistir as aulas de determinado curso. No passado só tínhamos como recurso o uso de apostilas, hoje tudo é bem moderno – podemos assistir aulas como se estivéssemos na frente do instrutor, inclusive no caso de um curso que envolve um computador, poder assistir também a transmissão da tela do computador executando o passo a passo para também fazermos no nosso computador.
Outro recurso importante em uma plataforma também é a possibilidade de tirar dúvidas sobre a aula. Normalmente há um campo na aula que você preenche sua dúvida é envia. Logo o instrutor verifica aquela duvida e responde, tornando visível para você a resposta lá mesmo na aula em que a dúvida foi registrada.
Mais uma vantagem de uma plataforma é que ela é expansível, a qualquer momento um novo conteúdo pode ser facilmente adicionada e você tem um controle visual para saber se já assistiu aquela online ou não.
Também é comum o instrutor agendar aulas ao vivo junto toda a turma para ensinar online e com a possibilidade de interação da parte dos aulas de forma imediata.
Portanto, do lado da plataforma estamos bem munidos para aprender. Que outro fator é importante?

2. Disposição e planejamento para aprender

Aqui entra a parte do aluno. Como estudar online não necessita de grandes planejamentos de deslocamento como sair de casa, é necessário levar com seriedade o momento de aprendizado.

Assistir um treinamento do conforto de casa também requer o foco necessário para aprendermos todo o conhecimento que está sendo transferido. Para isso o ambiente fará diferença.

Para isso vamos listar algumas dicas que ajudam na hora da aula’

  • Reserve um período programado para as aulas e avise a todos que você estará ocupado – reserve nesse tempo tanto um horário para assistir a aula como para praticar o que aprendeu.
  • Escolha um ambiente calmo, livre de interferências – muitos barulho ou ambiente conturbado com várias interrupções não vai te ajudar, então a dica é se recolher para um local mais reservado. Muitos também gostam de usar o fone de ouvido e se “desligar” do mundo exterior.
  • Ajuste seu celular para não ser incomodado durante os estudos – uma mera notificação do WhatsApp pode nos levar a perder toda a concentração na aula e nos passar a sensação que não estamos absorvendo o conteúdo ensinado.
  • Durante as aulas mergulhe no conteúdo do treinamento, deixe as outras preocupações para depois, pratique todo conteúdo ensinado e não tenha vergonha de postar se ficou alguma dúvida na aula.

Uma vez que a plataforma proporciona uma boa experiência e o aluno está dedicado em aprender, resta um último fator a ser considerado.

3. Escolha um bom treinamento para estudar online

Assim como o aluno precisa se esforçar, quem está ensinando também precisa transmitir com clareza todo o conhecimento.

É verdade que hoje em dia muito conhecimento é encontrado gratuitamente como no YouTube, mas nada é de graça nessa vida. Em troca de dinheiro, somos obrigados a ficar por repetidas vezes ouvindo pedidos de interação em redes sociais, frases que estamos já cansados de ouvir e o conteúdo prático acaba sendo limitado a apenas alguns poucos minutos do vídeo, muitas vezes transmitidos sem nenhuma didática.

Então procure um instrutor que explica bem o conteúdo, que sabe lhe ensinar de uma forma que não deixe dúvidas no término da aula.

Outro ponto são aqueles cursos infindáveis, dividos em eternos módulos que te prendem mês a mês para justificar o pagamento de mensalidades. Fuja desse tipo de curso! Ali na maioria das vezes o treinamento estará “regulando” o quanto você vai aprender e isso beira a deslealdade comercial.

Escolha treinamentos onde você pode tanto como ter o conhecimento básico como o avançado em conjunto, sem a necessidade de ficar adquirindo outros “pacotes de expansão” para aprender o treinamento por completo. No nosso treinamento de programação optamos por trazer todo o pacote unido em um único local, assim cada aluno tem acesso ao conteúdo completo.

treinamento-online-acesso-imediato

Se tomar cuidado com essas armadilhas você também conseguirá escolher um bom treinamento.

Estudar online pode ser muito prazeroso e eficaz, espero que esses 3 fatores te motivem a aumentar seu arsenal de conhecimento e te qualificar para novas oportunidades.

Val Branco

Programador há mais de 20 anos, instrutor e especialista em PHP.

Criador do método de treinamento EU POSSO PROGRAMAR.

Quer saber mais? Entre em contato