Comprar pronto ou desenvolver software – o que é melhor?


Quando os processos dentro de uma empresa começam a ficar trabalhosos é natural pensarmos em partir para uma solução prática para controle de nosso negócio e então surge a necessidade de partir para a implantação de uma solução pensada na empresa.

Logo é normal e até mesmo pela urgência, ir atrás de uma solução pronta, já desenvolvida.

Mas será mesmo o melhor caminho? Tenho mais de uma década analisando de perto esse cenário e cheguei a algumas conclusões.

O problema do software genérico

Normalmente esses sistemas são elaborados por grandes softhouses e são criados pensando em todas as necessidades que são previstas dentro de uma empresa, pensando numa forma genérica, global. Porém a realidade de um cliente não é a realidade de outro cliente.

No final a ferramenta ao invés de auxiliar na produção acaba se tornando um gargalo, dependendo de burocracias de preenchimento e da boa vontade do usuário para se adequar ao formato.

Esse cenário pode ser diferente e para isso é necessário partir para outra solução.

Desenvolver software para suas necessidades

Obter uma ferramenta projetada para você é muito melhor do que uma ferramenta genérica e comprada. Por que? Simples:

O software se adapta a VOCÊ e não você ao software.

Todas as funcionalidades criadas são pensando nos problemas que o usuário enfrenta no dia a dia atingindo assim com maior clareza e objetividade suas necessidades.

Já trabalhei com inúmeros clientes dessa forma, criando o que eles precisam. Meu planejamento sempre começa ouvindo o cliente, entendo a necessidade dele, realizando uma imersão no dia a dia e os desafios atuais. Logo após a averiguação dos problemas e necessidades da empresa, partimos para uma construção rápida e objetiva visando num prazo curto já impactar na otimização dos processos que mais sugam o tempo da empresa, retirando o trabalho manual de um funcionário ou administrador e delegando para uma rotina de programação robótica que fará todos os dias, todas as horas, conforme foi orientada. Dessa forma o talento humano é melhor direcionado para vendas e criação, permitindo a empresa evoluir.

Se você entende que ainda não precisa de um software

Talvez seu negócio ainda não tenha alavancado. Mas vale a pena refletir se o cuidado com o processo está impedindo a sua empresa crescer.

É comum ver empresários travados no processo de administração do seu negócio e impedidos assim de ir atrás de vendas e aumentar sua carteira de clientes. Se você se vê nesse cenário vale a pena realizar um investimento, seja ele em conhecimento, seja na contratação de um profissional para lhe ajudar com esse problema e tornar tarefas antes manuais e repetitivas num sistema fluído, automático e inteligente que irá trabalhar para você 24 horas por dia.

Aqui no eupossoprogramar postamos inúmeras informações para ajudar a mais pessoas a se  qualificar como desenvolvedores, (inclusive temos um treinamento especial) mas se você precisa de um atendimento para desenvolvimento de alguma solução e não tem tempo para aprender a criar a sua própria, entre em contato comigo para marcarmos uma reunião online. Será um prazer ouvir sua necessidade.

Val Branco

Programador há mais de 20 anos, instrutor e especialista em PHP.

Criador do método de treinamento EU POSSO PROGRAMAR.

Quer saber mais? Entre em contato