Como aprender a programar rápido


aprender a programar rápido

Se você está cansado de receber uma enxurrada de informações e se encontra até mesmo perdido no caminho, quero te ajudar a encontrar o “caminho das pedras” e te mostrar como aprender a programar rápido.

É claro que 70% da fórmula depende do seu empenho para aprender: você precisa querer aprender a programar, precisa querer de verdade!

Os outros 30% envolve escolher um bom método de aprendizado. Mas o que envolve um bom método? Envolve te ensinar o passo a passo de forma gradual e certeira, lhe direcionando para uma formação específica dentro da programação.

Muitos dos métodos existentes prometem fundos e mundos porém acabam sendo superficiais e no final só te mostram uma pequena parcela de cada área.

Programar para o que?

Existem diversos tipos de dispositivos que podem ser programados. Os mais comuns são os smartphones e computadores, mas existem vários! Cada dispositivo possui particularidades e só podem ser programados através de determinadas linguagens de programação.

Sabendo disso, um bom programador não é aquele que programa para todos os tipos possíveis de dispositivos, mas aquele que é muito bom em um determinado dispositivo. Com isso aprendemos que temos que ter foco no aprendizado.

Porque eu foquei em programar para a internet

Há mais de 20 anos trabalho como web developer e não me arrependo de ter focado na programação para a internet.

Quase todos os dispositivos programáveis também possuem navegadores de internet ou protocolos para a comunicação com a internet. Assim criar sistemas baseados na internet é uma solução certeira para que se possa alcançar uma imensa gama de acessos.

Com um sistema para a internet você diz adeus as instalações de software e dificuldades em atualizações, basta você alterar o código fonte de seu sistema e pronto, todos os usuários já verão a nova alteração.

A programação web também é a mais indicada para quem quer trabalhar de forma remota, você não precisa estar num escritório para produzir, basta apenas um computador e uma conexão com internet!

Para quem quer começar a programar rápido e trabalhar de verdade na área, a programação na internet é muito vantajosa, através dela você pode em um curto período conseguir um estágio ou trabalho na área devido a alta demanda e falta de profissionais qualificados.

O que eu devo aprender para programar rápido

É aqui que ocorre a maior dificuldade para os que estão entrando na área, mas agora que descobrimos um foco de área – a programação para a internet – vou alistar o que você realmente precisa aprender e a ordem correta de aprendizado:

  1. Aprenda lógica de programação – a lógica é um conhecimento teórico que vai lhe ajudar a entender a estrutura de uma linguagem de programação, ela vai te introduzir a pensar em como programar. Esse é um conhecimento fundamental para ser um bom programador e aqui é um ponto que a maioria pula e por isso não consegue programar.
  2. Aprenda a exibir informações em um navegador – os navegadores de internet foram projetados para exibir informações com base essencial em duas codificações: o HTML e o CSS. O HTML é bem simples de aprender, trata-se de tags que criam a formatação de uma página, como por exemplo alinhar textos, criar tabelas, divisões, etc. O CSS dará uma aparência profissional, realizando alinhamentos e melhorias do visual que com somente o HTML não seria possível. Para construir belas aplicações é muito importante que você aprenda então o HTML e o CSS.
  3. Aprenda uma linguagem de programação para a internet – Somente com a linguagem de programação é que você conseguirá processar informações. Exemplo: um usuário acessa um formulário na internet, preenche as informações e clica em enviar – como essa informação será recepcionada, processada e armazenada? Somente uma linguagem de programação faz isso. Existem várias linguagens, algumas novas e outras com um bom tempo de mercado. A mais procurada pelas empresas que contratam é a linguagem PHP, 90% dos servidores da internet processam informações em PHP, foi essa linguagem que escolhi e nela que ganho dinheiro todos os dias programando.

Depois de se aprender estes 3 passos aí sim um bom programador buscaria expandir seu conhecimento.

Como aprender a programar rápido?

Você pode gastar um bom tempo e dinheiro com livros se você gostar de ler e se for auto didata, de antemão prepare ao menos uns R$ 700,00 para gastar com livros. Os livros normalmente são cheios de exemplos como vantagem porém você não poderá recorrer ao autor do livro para tirar suas dúvidas.

Eu já gastei muito com livros especializados, muitas vezes para poder extrair uns 3 ou 4 capítulos de conteúdo que me agregaram. Livros são uma boa porém você não vai encontrar tudo o que precisa em um só livro.

Você também pode buscar na internet, tentar aprender um pouco de um e um pouco de outro, essa forma também pode ser desafiadora porque você não terá um começo, meio e fim. A internet e principalmente o YouTube são muito válidos para tirar dúvidas específicas e é assim que eu uso esses canais, para compartilhar conhecimento e obter conhecimento mas sempre de forma extremamente específica.

Depois de ler bastante, ver os desafios do dia-a-dia da programação resolvi criar eu mesmo meu próprio treinamento, com um método sem enrolação, ensinando o que realmente o aluno vai precisar na prática, passando pelos principais pilares de aprendizado: a lógica de programação, o HTML, o CSS e o PHP. E depois disso vou além expandindo o conhecimento para que o aluno possa ser um programador ágil, entregando seus projetos com maior rapidez com alguns macetes que aprendi e compartilho no treinamento.

Se você também quer transformar a sua carreira em 2020 e fazer desse ano o ano da a a virada profissional, acesse o link abaixo e garanta sua vaga. Te espero dentro do treinamento.

[ QUERO SABER MAIS SOBRE O TREINAMENTO ]
Clique para acessar
Val Branco

Programador há mais de 20 anos, instrutor e especialista em PHP.

Criador do método de treinamento EU POSSO PROGRAMAR.

Quer saber mais? Entre em contato